Três dicas infalíveis para obter sucesso na busca por vagas para administrador de empresas

administrador de empresas

Neste artigo você verá 3 dicas de como obter sucesso na busca por vagas para administrador de empresas.

Você já passou por uma situação como esta? Você concluiu a faculdade e tinha certeza que logo, logo estaria desempenhando a função de administrador. O tempo passou e você nem se quer disputou por uma das milhares de vagas para administrador de empresas que estão disponíveis no mercado.

Você sabia que segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, até setembro de 2012, o Brasil possuía doze milhões, novecentos e quatro mil, quinhentos e vinte e três empreendimentos, incluindo seus estabelecimentos matriz e filiais.

Dividindo todas as empresas por setor econômico observa-se o seguinte cenário:

EMPRESAS POR SETOR ECONÔMICO:

  • SERVIÇOS 5.666.983  – 43,91%
  • COMÉRCIO 5.429.514  – 42,07%
  • INDÚSTRIA 923.911 – 7,16%
  • AGRONEGÓCIO 609.069 – 4,72%
  • FINANCEIRO 178.059 – 1,38%
  • SERVIÇOS PÚBLICOS 96.988 – 0,75%

Segundo informações do site do Conselho Federal de Administração existem quase 400 mil administradores registrados nos CRAs (Conselho Regional de Administração) do Brasil.

Ou seja, sem considerar que cada empresa possui uma hierarquia – seja ela pequena, média ou grande – com vários cargos, haveria vagas para contratar todos os administradores do Brasil e ainda sobraria um punhado delas para os estudantes que estão se formando.

O fato é que existem milhares de oportunidades para os administradores e isso ninguém pode negar.

Mas o que é preciso fazer para vencer uma disputa de vagas e trabalhar como administrador de empresas?

Continue lendo este artigo e você verá o que pode ser feito.

# DICA 1: FOQUE O IMPORTANTE NA HORA DE ELABORAR UM MODELO DE CURRÍCULO.

currículo para vagas de administrador de empresasA primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de elaborar um currículo para uma disputa de vagas é cumprir com os requisitos que o empregador ou recrutador estabeleceu no anúncio.

O responsável pela análise de currículos terá uma pilha deles para ler, para piorar, pesquisas comprovam que o recrutador leva em média 1 minuto para ler o seu currículo e fazer a triagem.

Além de cumprir com os requisitos exigidos no anúncio, você também precisa causar uma boa primeira impressão ao recrutador logo no primeiro contato com seu documento.

A formatação deve ser harmônica e o texto deve ser claro e reduzido ao essencial.

Para lhe ajudar, elaboramos 10 modelos para você baixar e criar o seus próprios padrões, clique abaixo, cadastra-se e receba gratuitamente os modelos de currículos.

banner para ebook - 10 modelos de curriculoClick neste link se você quer saber mais sobre Como criar um poderoso modelo de currículo de administrador? 

# DICA 2: VENDA O PRODUTO CERTO PARA A EMPRESA CERTA

o super heroi de vagas para administrador de empresasVocê deve estar se perguntando: o que tem a ver currículo com vendas?

Eu explico, os profissionais que desejam ser contratados com bons salários precisam ter em mente que um currículo não é um documento qualquer.

Não se pode simplesmente entregar um mesmo modelo de currículo em diversas empresas e ficar torcendo para alguém te contratar. Isso é como jogar na loteria.

O currículo é na verdade uma proposta de venda de sua mão de obra ao empregador.

Assim como um vendedor elabora uma proposta comercial contendo os benefícios de um produto, cujo objetivo é fechar a venda com o cliente, o currículo tem a função de apresentar ao empregador os benefícios da sua mão de obra.

Para vender bem a sua mão de obra, você vai precisar:

a) Adaptar e modificar seu currículo conforme o anúncio e a oportunidade que você está buscando.

Vou usar um exemplo: Se anúncio exige pessoas proativas, determinadas e que saibam lidar com desafios, então o foco no currículo deve ser as competências que você possui para atender a necessidade do empregador, esta necessidade muitas das vezes está descrita no anúncio.

De outro modo, se o anúncio exige experiência, destaque sua trajetória profissional logo depois do campo “objetivo” no início no documento.

b) Jamais mentir na hora de elaborar o currículo e também na entrevista.

As informações do seu currículo precisam ser um reflexo da sua vida. Se o profissional tem histórico de ser acomodado, é mentira informar no currículo que uma de suas competências é a pró atividade.

Reconheça seus pontos fracos. Não precisa expô-los ao recrutador, mas trabalhe para desenvolve-los e só depois agregue isso à sua bagagem profissional.

c) Seja coerente e fique atento ao que você informou no currículo:

Se o recrutador lhe convidou para a entrevista é porque o seu currículo lhe chamou a atenção. Portanto, se for chamado para uma entrevista, mantenha o currículo enviado  ao recrutador em suas mãos, estude-o e responda as perguntas do entrevistador com o mesmo raciocínio exposto no currículo.

d) Faça uma pesquisa por empresas que te interessem e busque identificar suas principais necessidades, seja o salvador da pátria:

Há muitas forma de levantar informações sobre uma empresa. Quando trabalhava na área comercial de uma multinacional do ramo alimentício, pesquisava informações sobre os decisores e responsáveis que tinham relação direta com meu trabalho.

Além disso você pode pesquisar em web sites e páginas da empresa no facebook. Hoje, informação disponível é o que não falta.

Ao identificar os desafios desta empresa, você pode elaborar uma proposta de venda da sua mão de obra. Mesmo que a empresa não esteja contratando, você mesmo pode apresenta-se e agendar uma reunião de negócios com o gestor principal e mostrar o quanto você pode ser importante para elevar o negócio dele.

Agindo assim você garante a venda do seu profissionalismo ao cliente correto e aumenta suas chances de sucesso na disputa por uma das vagas para administrador de empresas.

# DICA 3: CUIDE DO NETWORKING E REDOBRE A ATENÇÃO PARA SUAS REDES SOCIAIS

usando redes sociais para disputar vagas de administrador de empresasNão cometa o erro de construir algo como uma mão e destruir com a outra.

Já não é mais novidade que recrutadores consultam os perfis das redes sociais para validar informações do currículos ou do que foi falado na entrevista. Por isso tome bastante cuidado com o que você publica ou até mesmo com o tipo de amigos que você se relaciona.

Não quero aqui promover o racismo ou qualquer outro juízo de valor negativo sobre raças, credos, opções sexuais e hábitos.

Não é isso, mas imagina como seria estar participando de um processo seletivo  e no momento em que o recrutador resolve olhar sua rede social, encontra uma foto sua, postado por uma amigo seu, expondo os detalhes da cachaçada do sábado anterior. Não pega bem.

E esta preocupação não é só para quem está em busca de uma oportunidade,  existem inúmeros  casos de demissões causados por comportamentos inadequados em redes sociais.

De nada adianta se vender como um bom profissional para o mercado e nas redes sociais fazer parte do grupo dos fanáticos da política, da religião, enfim, não interessa do que…

Comprometa-se a ser o profissional que você precisa ser, seja onde estiver. Agindo assim você terá muito mais chance de sucesso na disputa por vagas para administrador de empresas.

Para finalizar

Espero que as informações contidas neste artigo sejam úteis para melhorar a sua carreira profissional.

É por isso que eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica ou crítica que você queira compartilhar conosco.

Se você conhece alguém que precisa receber essas informações, então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe esse artigo.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, Google+ ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa por e-mail.

Acredite em você,  e faça acontecer. Seja o melhor gestor de si mesmo.

Até a próxima e boa sorte administrador.

Mantenha-se informado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *