Trabalho sobre código de ética dos administradores: O mínimo que você precisa saber para não tirar zero

O Professor passou o trabalho sobre o código de ética dos administradores e você enrolou o fim de semana inteiro e não fez nada.

Agora você está trabalhando e precisa providenciar para ontem alguma coisa sobre código de ética dos administradores.

Bem, você veio ao lugar certo. Escrevi este texto te ajudar! É mentira, eu quero likes e quem escreveu foi minha esposa.

Não importa, vamos ao que interessa, no final, se te ajudamos você deixa um comentário, ok?.

Distinção entre de moral e de ética.

De maneira simples e bem resumida, para compreender o que é ética, precisamos distinguir o significado de moral e de ética.

Moral é o conjunto de normas, regras, princípios  e valores que norteiam comportamento dos indivíduos de determinada sociedade.

São as condutas que uma sociedade compreende como corretas.

E a ética é o estudo filosófico de uma determinada moral, ou seja, o estudo dos fundamentos e princípios da moralidade de uma determinada sociedade.

Por isso é citada na parte inicial do Código de Ética como explicação teórica do fundamento último do agir humano, ou seja, está mais ligada à teoria.

Dessa forma, ninguém pode se intitular moral ou ético, uma vez que não possuímos todas as normas ou regras da moral da sociedade na qual estamos inseridos e nem os estudos filosóficos delas.

Assim, o que podemos dizer é que pautamos nossas decisões e comportamentos na moral de nossa sociedade, ou pelo menos deveria ser assim.

Portanto, ética é o modo de ser, tem conotação com o que é interno, com caráter ou índole.

Já a moral relaciona-se com os costumes, com o que se consolidou como correto, como verdadeiro para a sociedade.

Desta forma, mesmo que a compreensão do que é moral para uma sociedade ou grupo venha a mudar, sua noção ética sobre o assunto pode permanecer a mesma.

Não entendi nada, preciso de um exemplo para fazer meu trabalho sobre código de ética dos administradores.

Tudo bem, vamos ao exemplo: nossa sociedade sempre considerou a monogamia (casamento/relacionamento apenas com um parceiro do sexo oposto) a conduta moral a ser seguida, certo?

Pois é, mas na atualidade algumas pessoas questionam esse posicionamento moral da nossa sociedade, então, mesmo que haja mudança na moral, ou seja, no costume consolidado como correto, a sua ética, a respeito do assunto, pode seguir a mudança moral da sociedade ou permanecer a mesma, uma vez que ética está relacionada ao que é intrínseco.

Mas tio, isso parece a Dilma falando!

Tudo bem, vamos a outro exemplo, se você é motorista vai ficar mais fácil.

Você pode considerar normal dirigir acima da velocidade permitida e reduzir apenas quando passar por um medidor de velocidade (o famoso radar).

Mas veja, você considera normal porque não gera conflito com sua ética (interna), mas, com certeza é uma conduta moralmente falha, uma vez que há o entendimento de que a velocidade máxima permitida deve ser respeitada durante toda a via.

Se você quer saber mais sobre código de ética, sugiro que leia um artigo completo sobre o assunto: Tudo o que você precisa saber sobre o Código de Ética dos Administradores

E é isso, se gostou comente logo aqui embaixo. Se não gostou, comente para que eu saiba como melhorar.

Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.