Os jovens administradores e o mercado de trabalho: O dilema entre trabalhar ou estudar mais. Como decidir de forma assertiva?

O artigo desta semana será dedicado a discutir um dilema muito comum envolvendo os jovens administradores e o mercado de trabalho:

  • Vale a pena, nesse cenário de desemprego, dar um tempo nas buscas por vagas e focar em qualificação?

Essa foi a pergunta de uma leitora que queria saber se era melhor parar com a busca por um emprego e focar na qualificação, enquanto o mercado está em baixa, ou se continuava sua busca uma oportunidade para ter como pagar uma outra faculdade.

Para responder a uma pergunta como esta, elaboramos três super infográficos para nos auxiliar na compreensão sobre tomada de decisão.

No último infográfico eu lhe mostrarei a chave para o sucesso profissional. Me acompanhe.


 


#1 – ENCONTRANDO A RESPOSTA

Não sou daqueles que gosta de dar pitaco na vida dos outros. Meu trabalho como coach me impede de fazer este tipo de coisa.

Mas esse não é o caso. O que faremos neste artigo é discutir o referido dilema para entender melhor como certas coisas funcionam.

No processo de coaching, o Coach atua como um facilitador para garantir que o coachee (cliente) possa acessar seus recursos internos (capacidades) e encontrar por si próprio as respostas.

Como Coach, creio que as respostas estão dentro de cada um de nós, basta apenas saber acessá-las.

Recomendo a leitura deste artigo para entender melhor sobre O que é coaching, quais seus benefícios e o que ele pode fazer pela sua carreira de administrador.

Inclusive, estamos para publicar um super guia de recolocação profissional. Se quiser ser um dos primeiros a receber o material, deixe seu e-mail no campo abaixo.

Mantenha-se informado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Especificamente sobre a pergunta:

É muito comum o jovem administrador sofrer com dúvidas sobre:

  • O que estudar;
  • onde trabalhar;
  • que especialização fazer, etc.

Não há uma resposta certa para perguntas deste tipo.

Mas é possível afirmar que não é só a faculdade que fará você ser um bom ou boa profissional e nem vai ser só por meio do trabalho árduo que alcançará todos os resultados em potencial.

Buscar o equilíbrio entre a prática e a teoria tem se mostrado uma ótima opção na geração de resultados duradouros. Os Jovens administradores devem ter este cuidado ao se iniciarem no mercado de trabalho.

Então, se você conseguir uma oportunidade de trabalho que lhe permita aplicar os conhecimentos aprendidos na sala de aula, BINGO, você tirou a sorte grande.

Não sendo possível atingir este objetivo, e sendo realmente necessário tomar uma decisão, o processo de coaching surge como uma ótima solução para auxiliar sua análise, veja o infográfico:

Os jovens administradores e o mercado de trabalho - análise de ganhos e perdas

 

 

Isso é o que fazemos nos processos de Coaching para os jovens administradores. Mostrar ao profissional como é possível identificar bases racionais para auxiliar no processo de tomada de decisões.

Então, não cabe uma resposta pontual sobre a dúvida porque a resposta certa está na própria estrutura de valores de nossa leitora.

 


#2 – TOMANDO A DECISÃO CERTA

Como muitos, vivenciei a experiência de trabalhar durante o dia e estudar a noite. Confesso que em muitos momentos senti vontade de jogar tudo para o alto e me dedicar somente aos estudos, mas isso implicaria em ter que tomar uma série de decisões.

Os processos de tomada de decisão são complexos.

Mas como tomar decisões mais acertadas?

No processo de coaching ajudamos o coachee a tomar decisões de forma assertiva. Decisões que levem em consideração seu papel, suas ambições, missão e visão.

Em síntese queremos que ele decida a partir de sua essência principal, veja o infográfico a seguir:

Os jovens administradores e o mercado de trabalho - análise de ganhos e perdas

 

Imagine que a imagem acima é o tronco de uma árvore vista de cima

O seu papel (a camada da borda – marrom) é a camada mais perceptível pelas pessoas que estão ao seu redor. Nessa camada, tanto você como aquelas pessoas que te conhecem (pouco) conseguem enxergar como você é no dia a dia.

As suas ambições já estão em uma camada um pouco mais profunda (2ª camada).

Alguém que te conhece bem como a sua esposa, sua mãe, etc.. conhecem seus desejos de vencer, suas ambições profissionais ou pessoais.

Já nas camadas mais profundas de missão e visão, até você mesmo precisa se esforçar para compreende-las.

Já no centro de tudo, está a sua essência, é onde mora o seu conjunto de valores.

Conseguir se conhecer a ponto de compreender a sua essência como pessoa é algo que exige muito esforço.

A partir deste autoconhecimento profundo, é possível passar por um processo de tomada de decisão mais congruente com seus valores essenciais.

Dificilmente as decisões tomadas a partir desta perspectiva serão equivocadas.

O coaching fornece as ferramentas adequadas para acessar estas áreas mais profundas.

 

 


#3 – A CHAVE PARA O SUCESSO

A dúvida da nossa leitora é pertinente. Analisando a situação vemos que ela quer uma resposta que garanta o sucesso de sua empreitada.

Agora olha que interessante. Já reparou como as soluções, programas, e “métodos” de autodesenvolvimento ofertam a “chave para o sucesso” em seus conteúdos?

Pois é, mas se eu te dissesse que a chave para o sucesso está bem perto de você?  

Veja o infográfico:

Os jovens administradores e o mercado de trabalho- a chave do sucesso

É na intersecção das três áreas (conhecimentos e habilidades, hobbies e passatempos e retorno financeiro) que está a chave para o seu sucesso.

Veja: Descubra algo que você tenha certa habilidade ou talento, que você ame fazer e que lhe dê um retorno financeiro. Seu sucesso está muito perto disso.

Mas descobrir a resposta para estas três preguntas do infográfico não é algo fácil.

Com a ajuda de um processo de coaching bem estruturado é possível garantir acesso a informações e recursos pessoais que estão guardados em áreas mais profundas de nossa vida.  

Isso permitirá a você se conhecer melhor e traçar metas e planos mais sustentáveis, mais congruentes e relevantes com a sua essência como pessoa.

Tenho visto em meus atendimentos coachees (clientes) realizarem descobertas incríveis sobre si mesmo.

Forças e talentos que podem ser ainda mais desenvolvidos.

Fraquezas que podem e precisam ser trabalhadas para abertura de novas oportunidades.

O coaching é um processo realmente transformador.

 


#4 – PONTOS PRINCIPAIS

Neste artigo analisamos a dúvida de uma leitora sobre: parar com a busca por um emprego e focar na qualificação, enquanto o mercado está em baixa, ou continuar sua busca uma oportunidade para ter como pagar uma faculdade.

Vimos que buscar o equilíbrio entre a prática e a teoria tem se mostrado uma ótima opção na geração de resultados no longo prazo. E o processo de coaching têm se mostrado como ferramenta mais adequada para ajudar na tomada de decisão.

Vimos em seguida porque o coaching garante uma tomada de decisão sustentável. O processo leva em consideração o nosso papel, nossas ambições, a missão, visão e centro de tudo nossa essência como pessoa.

Conhecemos também a “chave para o sucesso” e como um processo de coaching pode facilitar a descoberta dos pontos essenciais para garantir resultados  épicos.

Espero que tenha gostado deste conteúdo. Espero que ele lhe ajude em sua gestão de carreira. Se sim, peço que compartilhe este material.

Tenho certeza que você fará um grande favor para quem receber o material e também para nós que o produzimos com muito carinho para você.

Não esqueça de deixar seu melhor e-mail aqui abaixo para ser avisado de outros conteúdos como este.

Mantenha-se informado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Um grande abraço e seja o melhor gestor de si mesmo.

 


Fontes:

 

2 Comentários


  1. Passem lá no meu Blog para ler meus artigos sobre como estudar em casa. Ensinam técnicas de estudo e dão dicas preciosas em vista de provas como Enem, vestibular e concurso público, além de ajudar na preparação de uma carreira. É só clicar no meu nome. Valeu!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *