Dois bons motivos para conhecer o Código de Ética do Administrador. O #2 é o que fará de você um grande profissional.

Neste artigo você verá como fazer uma boa gestão de carreira, crescer e ser abundante seguindo o código de ética do administrador.

O Art. 6º do Código de Ética do Administrador diz:

O Profissional de Administração deverá ter para com seus colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe.

Mas, em um mercado cada vez mais restrito em múltiplos nichos afetados por crises financeiras mundiais, isso realmente acontece em disputas de oportunidades de emprego?

Escassez. Esse é o termo que logo vem a mente quando falamos de novas oportunidades de emprego. E isso faz com que o desespero e o pensamento não abundante se instaure em qualquer segmento de mercado.

Nesse sentido, é comum encontrar colegas administradores que potencialmente irão puxar o seu tapete, deixar de fazer uma recomendação ou então irão atravessar negociações.

Como um administrador exemplar, você definitivamente não quer ferir o código de ética do administrador. Não deseja ser como os colegas despreparados.

Mas, como respeitar o código no trato com novas oportunidades e indicações de vagas?

#1 – GESTÃO DE CARREIRA SOB A LUZ DO CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR

Gestão de Carreira e o Código de Ética do AdministradorNão somente no trato com oportunidades externas, é preciso estar atento também em como você deve ser exemplar dentro da sua companhia ou projeto ao qual está inserido e na relação com os colegas que se encontram ali.

Todo profissional competente almeja alçar voos mais altos, adquirindo oportunidades melhores, remuneração melhores e maiores desafios. O senso de realização é o que move o grande administrador com visão de longo prazo.

Inclusive, esse é um dos primeiros deveres do administrador ético:

I – Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal;

E ainda:

XI – cumprir fiel e integralmente as obrigações e compromissos assumidos, relativos ao exercício profissional;

Ou seja, um administrador de nível A, segue o código de ética do administrador como se este fosse o seu livro de cabeceira.

E quem o segue, sem dúvida encontra melhores oportunidades para si e para os seus liderados. Colocando-o em um patamar diferenciado dos demais, sem necessidade de “puxa-saquismos” ou de disputas desnecessárias por posições melhores.

Portanto, evite entrar em rixas ou tentativas de menosprezar o trabalho de outro colega. Se o mesmo o fizer, ficará claro perante todos a postura nobre de um verdadeiro administrador.

Foque suas energias em ajudar e em realizar a mentoria da sua equipe. Nada fala mais alto que projetos bem executados. Entregues dentro do prazo e que superam as expectativas dos clientes, sejam internos ou externos.

Ao lembrar-se do código de ética do administrador, você estará garantindo o progresso não só da sua carreira, mas também o da sua equipe e companhia.

Passe adiante

Passe adiante código de ética do administradorComo líder, um dos seus principais papéis, é o serviço aos seus liderados. Um bom líder deve deixar outro líder em seu lugar pronto para dar continuidade ao ciclo de gestão e administração.

Você deve não só exercer o papel de administrador e de sua ética, mas também ser o porta-voz dos seus valores, principalmente no trato com sua equipe.

Liderar pelo exemplo é a melhor forma de começar a construir o seu legado. Demonstre com ações aquilo em que acredita. Mostre como o código de ética do administrador faz de você um profissional mais valioso.

E vá além, reserve tempo para conversas. Sejam individuais ou em grupo com as pessoas que potencialmente estarão no seu lugar. Evangelize os valores de um bom administrador e estará cumprindo o ciclo do líder de valor.

Saia do Ordinário

Seja diferente usando o código de ética do administradorEm cenários de crise financeira e aumento de desemprego, é bastante comum nos depararmos com tristes situações de profissionais da classe atuando de forma desonesta e não zelando pelo real papel do administrador e seu código de ética.

Mas como já mencionamos, essa é uma grande oportunidade para demonstrar o seu diferencial como Top Administrador no mercado.

Seguindo o Código de Ética do Administrador, você poderá não só fazer com que sua carreira seja extraordinária, mas também que seus colegas, equipe e empresa possam se beneficiar das vantagens da sua atitude.


#2 – A TEORIA DA ABUNDÂNCIA NO CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR

TEORIA DA ABUNDÂNCIA NO CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR

O segundo bom motivo porque você deve conhecer bem o código de ética do administrador é para ter abundância.

O livro e filme “The Abundance Code”, lançado em 2015 por Julie Ann Cairns, trata de uma nova forma de pensarmos o mundo em que vivemos hoje.

Fomos criados para disputas, para competição. Desde muito cedo, aprendemos a dança das cadeiras, aprendemos a sermos premiados por concluir tarefas antes dos demais. É a cultura da escassez sendo incutida desde nossas primeiras falas.

A competição é da natureza humana e foi ela quem nos trouxe até aqui. A evolução do homem não seria nada se não houvesse concorrência. Mas ela traz benefícios somente se for saudável.

Julie Ann afirma e demonstra em seu livro como pensar abundantemente. Isto se dá por meio de uma competição saudável e recursos compartilhados que trazem até 15 vezes mais resultados do que agir de forma egoísta.

Pense em uma situação prática.

Você trabalha em uma companhia X e recebe uma proposta para ser Gerente Geral da empresa Y. O salário é 20% maior que o seu salário atual.

Contudo, a vaga exige um conhecimento específico em design que você não possui muita experiência. Seu colega de profissão está desempregado há 6 meses, e seu último cargo foi gerenciando uma equipe de designers de uma concorrente da empresa Y por 5 anos.

Dúvida código de ética do administrador

Como o código de ética do administrador pode te auxiliar nessa situação? O parágrafo II e III do Art. 7º podem te oferecer uma saída:

II – Recusar cargo, emprego ou função, para substituir colega que dele tenha se afastado ou desistido, visando a preservação da dignidade ou os interesses da profissão ou da classe;

III – evitar emitir pronunciamentos desabonadores sobre serviço profissional entregue a colega;

Você então, poderá oferecer uma indicação de um profissional renomado que oferecerá a melhor solução que a empresa Y necessita, de forma a contribuir para com a carreira do colega e com a empresa Y, ativando o ciclo da abundância.

Além disso, estará cumprindo seu papel como administrador exemplar, como diz no Art 1º do Capítulo I – Dos Deveres, do Código de Ética do Administrador de:

XI – manter elevados o prestígio e a dignidade da profissão

Também estará exercendo uma das nove habilidades do administrador, a Habilidade Humana de Parceira e Networking, formulado por Robert L. Katz em 1974.

Para conhecer mais sobre Habilidades para o Administrador conquistar melhores oportunidades, acesse o infográfico.

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” – Leonardo da Vinci

Espero que esse texto possa ser de grande utilidade à sua vida profissional.

Como você viu no artigo, devemos passar a adiante aquilo que é bom. Por isso, peço que use os botões de compartilhamento para enviar este conteúdo sobre o código de ética do administrador aos seus amigos.

Também ficarei feliz se deixar um comentário logo aqui embaixo da página. Isso nos ajudará a produzir um conteúdo cada vez melhor.

Agora se você gostou do conteúdo, deixe seu e-mail no campo abaixo e você receberá conteúdo exclusivo em seu e-mail e também será avisado quando publicarmos mais artigos necessários a sua vida profissional.

Mantenha-se informado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Obrigado, um forte abraço e até a próxima oportunidade.

7 Comentários


    1. Olá Leandra,

      muito obrigado pelo seu comentário sincero.

      Fiquei extremamente feliz. Um abraço.

      Responder

    1. Que bom que gostou. Muito obrigado pelo Comentário.

      Estamos nos dedicando.

      Continue nos acompanhando.

      Um abraço.

      Responder

    1. Muito obrigado Vanessa.

      É gratificante saber disso.

      Um forte abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *