Em uma organização, é normal que as pessoas trabalhem visando o lucro financeiro. Não há nada de errado nisso. Entretanto, toda receita da empresa e dos funcionários deve ser oriunda de trabalho duro, correto e honesto. É sobre isso que o Art. 3° Inciso XVI se refere.
O seu trabalho como administrador é essencial para uma empresa. Ao atuar nessa profissão, você tem acesso a dados financeiros referentes aos bens e verbas de uma organização, não é mesmo?
Porém, caso seja comprovado que você está desviando recursos da empresa para se beneficiar, o CFA irá aplicar penas duras. Isso significa que você pode perder o direito de atuar como administrador.
O que deve ser feito nesse caso é muito simples: repudiar qualquer ato fraudulento para se beneficiar. Os colaboradores devem fazer o mesmo – todos devem trabalhar de acordo com os valores organizacionais.
Como funciona o Art. 3° Inciso XVI?
Obter vantagem indevida é crime. Por menos que o ato seja, ele pode prejudicar a sua carreira e fazer com que você perca o direito de trabalhar como administrador.
Um livro essencial para acadêmicos de administração e profissionais da área que desejam conhecer todos os seus direitos e saber como se portar em seu ambiente de trabalho.
Mesmo que você se encontre em uma outra profissão, as pessoas não irão mais confiar em você.
É o tipo de ato que quanto cometido uma vez, prejudica a reputação do profissional pela vida inteira.
Qualquer desvio de verba, recursos ou omissão de dados para não prestar contas, será severamente punido, quando descoberto.
Enganar outros profissionais e fraudar dados é um ato repugnante, de acordo com o ponto de vista social e o código de ética do administrador.
Caso você saiba que algum colaborador ou colega de profissão esteja fazendo o mesmo, deverá informar o ocorrido ao Conselho Regional de Administração ou até mesmo, a justiça.
Sempre fique atento as regras criadas para administradores. Agora que você já sabe como funciona o Art. 3° Inciso XVI, fica mais fácil fazer tudo de acordo com as regras.
Caso você faça tudo correto, não há com o que se preocupar. A sua honestidade e integridade são os maiores valores pessoais que você pode repassar a organização.
Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.