Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional.
E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum acordo social.
Ou seja, todo administrador deve se qualificar, aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades técnicas para desempenhar sua profissão da melhor forma.
O inciso V do artigo 2º do CEPA.
V – empenhar-se, continuamente, em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional;
O Aperfeiçoamento Profissional
A qualificação pode ocorrer através de cursos de graduação para os que ainda são técnico.
E de pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado para os que já possuem nível superior.
Um curso muito procurado por administradores é o MBA (Master of Business Administration). O MBA é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos mas que atrai também pessoas de várias outras disciplinas acadêmicas.
Outros cursos também farão diferença no processo de qualificação do administrador.
Por exemplo, cursos de qualificação e certificação em processos, em projetos, em marketing, mas, também outros cursos que não são específicos para os administradores como certificação em Coaching e etc.
O Aperfeiçoamento Pessoal
O inciso ainda aborda o aperfeiçoamento pessoal, referindo-se ao crescimento do administrador como pessoa, como ser humano, em valores.
Todos nós precisamos investir nosso tempo em práticas que ampliem nossa consciência e compreensão do mundo.
Por exemplo, técnicas de auto-conhecimento, relaxamento e meditação, e o desenvolvimento de uma postura voltada para pensamentos mais positivos e solucionadores.
Outro ponto importante a ser abordado no crescimento pessoal é o desenvolvimento das habilidades de relacionamentos interpessoais.
Para isso, o administrador buscará cursos que o façam compreender como boas relações pessoais interferem diretamente em sua vida pessoal e profissional.
Afinal, seja com um cliente ou um amigo, saber ouvir e compreender o que o outro quer dizer ou precisa faz toda a diferença.
Nessa linha temos cursos nas áreas de neurolinguística, Mindset, psicanálise, dentre outros.
De fato, o CEPA, mostra que todo administrador precisa estar em constante transformação.
Buscando a melhoria e o desenvolvimento de seus conhecimentos e de suas habilidades profissionais e pessoais de forma continuada.
Espero que tenha gostado do artigo.
Desenvolvemos conteúdo de qualidade voltados para os profissionais da Administração. Nos ajude a contribuir com o crescimento de nossa categoria profissional. Compartilhe com seu amigos administradores.
Seja o melhor gestor de si mesmo.
Um forte abraço e até nosso próximo artigo. Assista os vídeos abaixo para aprofundar sua compreensão do assunto.